Nota de Pesar pelo falecimento da Mestra Zelina Sebastiana!

0
84

O Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano, consternado, chora e manifesta os seus votos de pesar pela perda da Mestra Zelina Sebastiana dos Santos – Rainha do Guerreiro São Pedro Alagoano da cidade de Maceió-AL, ocorrida na manhã desta terça-feira (06), vítima de um infante.

Solidarizamos-nos aos familiares com desejos de luz, conforto e perseverança na continuidade do legado desta grande artista popular. Em respeito a memória desta grande mestra e brincante nossas atividades estão suspensas por três dias a contar das 17h de hoje, nosso preito de gratidão.

————-

Foi exatamente 75 anos de dedicação, amor e desprendimento a causa dos Guerreiros em Alagoas. Essa menina que completou 82 anos em Março, nasceu no dia 5 de Março de 1940, nas suas veias correu o sangue indígena dos Xucurus Kariri de Palmeira dos índios, lugar onde nasceu, e o amor pelas brincadeiras populares do nosso povo.

Apesar de ter nascido em Palmeira, foi em Maribondo precisamente no Povoado Salgado que teve a oportunidade aos 06 anos de idade de conhecer a saudosa mestra Joana Gajuru de quem foi afilhada e depois recebeu a coroa de rainha que com muito orgulho guardava em casa e tinha orgulho de trajar nas apresentações.

Em Maceió, brincou em vários grupos como o Treme Terra das Alagoas do saudoso mestre Benon, atualmente, D. Zelina era Rainha do Guerreiro São Pedro Alagoano, foi homenageada em Fevereiro pelo FOCUARTE e recebeu o reconhecimento pelos mais de 70 anos dedicados a brincadeira do Guerreiro.

Descanse em Paz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui