Mestra Ana Paula Rocha Lins

0
41

Mestra de Taieira e Pastoril

Com Três grupos em atividades das mais diferentes idades, a Taieira Nair da Bertina mantém um dos folguedos mais antigos em atividade no Estado. Desde os 10 anos a Mestra Ana Paula vem formando sua identidade cultural baseada no Folguedo, não é atoa que ela é a atual descendente da brincadeira no município. “Eu tenho amor a essa brincadeira, descobri o folclore através da Profª Maria da Conceição Calheiros Wanderley, foi ali que começou a minha vida artística, aos 10 anos eu já estava brincando Taieira no antigo Centro Social Urbano, hoje sou Mestra e luto para não deixar acabar”, disse Ana Paula de 44 anos.

Como em todo folguedo popular a grande crise do momento é a falta da participação ativa dos jovens da comunidade, quem brincou na juventude, hoje é quem reforça a brincadeira no grupo formado pelas idosas do Crás da Rua da Bica e a ausência de jovens preocupa a continuidade da Taieira e a Mestra Ana Paula faz um apelo, “Com as idosas eu tive sorte, agora sentimos falta da presença da juventude, as Taieiras são muito importantes para a cultura de São Miguel e de Alagoas e precisamos que todos valorizem, que a juventude chegue mais junto, se dediquem e deem o devido respeito a nossa Cultura”.

Já com uma história centenária protegida por Nossa Senhora do Rosário e o Glorioso São Benedito o folguedo descendente de Sergipe faz mostrar com todo o esplendor a maneira mais gostosa do nosso povo de expressar suas danças e tradições. São Miguel dos Campos reluz no horizonte cultural por ser o único Município que mantém as Taieiras em perfeita atividade. 

Grupos que Coordena:

  • Taieira Nair da Bertina (adulto e infantil)
  • Pastoril (adulto e infantil)

Contato:

  • (82) 99325-8915 – Whatsapp

Sons e Imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui