Focuarte emite nota de pesar pelo falecimento da artesã Teka Rendeira

0
107

NOTA DE PESAR!
🌸🌼🌸🌼🌸🌼🌸🌼

O Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano, consternado, manifesta os seus votos de pesar a família enlutada pela perda da nossa amada Teka Rendeira, ocorrida na noite desta Quinta-feira (18). Teka que ficou eternizada na música de Martinho da Vila faleceu em decorrência de um câncer.

Nos solidarizamos com desejos de luz, conforto e perseverança na continuidade do legado desta grande artista popular.

Todas as atividades do FOCUARTE estão suspensas por três dias a contar desta sexta-feira (19) num verdadeiro preito de gratidão.

Teka ficou conhecida graças ao samba, Só em Maceió, gravado em 1981 pelo sambista Martinho da Vila e posteriormente lançado no LP Sentimentos. Além da artesã o samba homenageia as praias, o sururu e até as “meninas do Mossoró”, a lendária casa noturna frequentada e conhecida por muitos alagoanos de gerações passadas.

Em entrevista concedida ao Jornalista Rodrigo Cavalcante em 2019, o sambista recordou: “Lembro que alguém me disse: vá no Pontal conhecer o trabalho das rendeiras. Então fui. E fui muito bem recebido pela Teka, rendeira de lá, que me mostrou lugares lindos e um restaurante à beira da Lagoa Mundaú, o Maré. Depois, conheci a Eliane, de quem me tornei amigo e com quem fui à Praia do Francês, à Paripueira. A amizade se estendeu à família, como o pai, o João, do caldinho de feijão da música. E como o LP Sentimentos reunia histórias que me tocavam, decidi incluir essa experiência em Maceió no disco.”

Além de alavancar a produção artesanal do bordado filé, nossa cultura e belezas naturais através da música Martinho da Vila deixa registrado na história do samba brasileiro uma alagoana que muito nos honrou enquanto esteve entre nós e agora sua memória continuará a legar para Alagoas a tradição do bordado e o empoderamento da feminino.

Descanse em paz!
🌼🌸🌼🌸🌼🌸🌼🌸

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui