Espetáculo teatral com a Banda Mirim e brincadeiras do IC para Crianças agitam o fim de semana das famílias

0
59
Banda Mirim. Foto: Divulgação IC

Itaú Cultural

Neste fim de semana, as atrações voltadas para as crianças e famílias chegam em dose dupla. No dia 20 (sábado), às 11h, no IC para Crianças, o músico, ator efundador da Trupe Trupé, Filipe Edmo convida o público paraconstruir e brincar de pião, no site (www.itaucultural.org.br) e Youtube (https://www.youtube.com/user/itaucultural) da organização.Nesta mesma data e tambémno domingo, dia 21, dentro da programação do Palco Virtual, o Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural apresenta, às 15h, via Zoom, a peça teatral A criança mais velha do mundo, interpretada pela Banda Mirim, com direito a reprise no fim de semana seguinte, dias 27 e 28. Os ingressos para as quatro datas podem ser reservados a partir de 10 de fevereiro, através da plataforma Sympla.

A criança mais velha do mundoé uma fábula musical que brinca com as dimensões do tempo, ou seja, o ontem, o hoje eo amanhã. Com projeções e música, conta a história de Magnólia, uma menina de seis anos que sai de viagem com o pai rumo ao aniversário da prima, fora da cidade. Enquanto isso, uma senhora também está se arrumando para a festa dos 90 anos de sua melhor amiga. O cruzamento das duas histórias revela o enigma que é o tempo na vida de todo mundo.

Na brincadeira do IC para Crianças, Edmo ensina a construir três tipos de piões com materiais reutilizáveis, como tampinhas de garrafas, palitos, CDs velhos e papel, além de apresentar o tradicional pião de madeira.No novo formato do IC para Crianças, a cada três meses, no decorrer do ano, um novo professor aborda, em cerca de 12 aulas, um tema diferente. Em janeiro, fevereiro e março,Filipe Edmo explora o tema Vivências e Brincadeiras, desenvolvendo atividades comelástico, pião, corda e bolinha de gude, presentes no repertório dos pais e avós, mas pouco conhecidas para as crianças atualmente.

Sobre os participantes

Filipe Edmo é diretor, ator, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira. Atuou como professor de música, dança e teatro em diversas escolas e instituições pela capital paulista e grande São Paulo. Fundador da Trupe Trupé, grupo de música infantil, já compôs e gravou com diversos nomes da música brasileira, como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Filipe Catto, Tião Carvalho, Fortuna e Palavra Cantada.

Ele também integrou a equipe do Instituto Brincante como artista e educador e fundou a Fervo Produções, produtora especializada na pesquisa e difusão das manifestações populares brasileiras. Junto a Paulo Tatit, do Palavra Cantada, criou o projeto Siricutico, uma série de oficinas que em 2020 transformou-se em shows, vídeos, músicas e brincadeiras inéditas de autoria da dupla.

Banda Mirim é um grupo que se especializou em criar espetáculos que mesclam teatro, música e circo para infância e juventude. Com sede na capital paulista, é composto por 12 artistas de diferentes áreas, entre atores, músicos, cantores e artistas circenses. Em 16 anos de estrada, destacam-se no cenário nacional com seus musicais multidisciplinares, traduzindo em poesia o universo infanto-juvenil.

Em sua trajetória, realizou nove montagens, quatro CDs, três livros, cinco DVDs, três especiais para televisão, duas revistas, uma série em jornal e algumas mostras de repertório, contabilizando mais de 200 mil espectadores e conquistando excelentes críticas em apresentações concorridas por todo o país.Entre os 28 prêmios recebidos, estão cinco troféus daAssociação Paulista de Críticos Teatrais(APCA), quatro da FEMSA de Teatro Infantil e Jovem e o prêmio Governador do Estado de São Paulo.

SERVIÇO:

Dia 20 de fevereiro (sábado), às 11h

IC para crianças –com Filipe Edmo Emhttps://www.youtube.com/user/itaucultural

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui