Em edição virtual, Encontros de Interrogação reúne depoimentos de 16 escritores para debater o processo de criação literária na atualidade

0
21
Eliane Potiguara. Credito: Divulgação.

Entre os dias 23 e 27 de novembro, o Itaú Cultural exibe em seu site (www.itaucultural.org.br) e na página do Youtube a série Encontros de Interrogação. Pela primeira vez apresentada em ambiente virtual, a programação parte da provocação Literatura, qual é a sua questão?, feita a 16 autores, de diferentes tendências estéticas e temáticas, sobre a literatura na atualidade e como têm sido seus processos de criação. Entre os temas debatidos nessa edição estão: o futuro da literatura, suas geografias e fronteiras, o momento em que o escritor se descobre um autor e se são os autores que criam as histórias ou se são as histórias que encontram seus autores.

No dia 23 (segunda-feira), a programação começa, às 17h, com o debate ao vivo Literatura – Afinal, sobre o que estamos falando? Com a participação da pesquisadora de literatura Fernanda Miranda, da ensaísta Heloísa Buarque de Hollanda e do editor Paulo Werneck, a roda de conversa é pautada a partir de questionamentos levantados por importantes escritores brasileiros. A mediação será feita pelo gerente do núcleo Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, Claudiney Ferreira.

Conceição Evaristo. Credito: Aline Macedo.

Nos dias subsequentes, sempre às 17h, serão exibidos depoimentos, previamente gravados, com os autores convidados: Ana Martins Marques, André Vallias, Carol Rodrigues, Cidinha da Silva, Conceição Evaristo, Cristino Wapichana, Eliane Potiguara, Jarid Arraes, Lau Siqueira, Luísa Geisler, Luiz Ruffato, Marcelino Freire, Miriam Alves, Natalia Borges Polesso, Paulo Scott e Ryane Leão (confira as minibios dos escritores no arquivo atachado).

Lançados entre os dias 24 e 27 de novembro, no site do Itaú Cultural, os conteúdos também ficam acessíveis na página do Youtube da instituição, dentro da playlist Encontros de Interrogação.


Programação
Debate ao vivo: Literatura – Afinal, sobre o que estamos falando?

Dia 23 (segunda-feira), às 17h

Com:
Fernanda Miranda, pesquisadora de literatura

Heloísa Buarque de Hollanda, ensaísta

Paulo Werneck, editor

Mediação: Claudiney Ferreira

Depoimentos de escritores convidados

Dia 24 (terça-feira), às 17h

Programa 1: Carol Rodrigues, Cidinha da Silva, Eliane Potiguara e Paulo Scott


Dia 25 (quarta-feira), às 17h

Programa 2: Conceição Evaristo, Jarid Arraes, Luiz Ruffato e Ryane Leão

Dia 26 (quinta-feira), às 17h

Programa 3: André Vallias, Marcelino Freire, Miriam Alves e Natália Borges Polesso

Dia 27 (sexta-feira), às 17h

Programa 4: Ana Martins Marques, Cristino Wapichana, Lau Siqueira e Luísa Geisler

Para acompanhar os depoimentos dos escritores convidados, nas edições anteriores do Encontros de Interrogação, basta acessar na página do Youtube do Itaú Cultural, em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLE14AA67D18EA0D5F

SERVIÇO: 

Encontros de Interrogação

De 23 a 27 de novembro (segunda-feira a sexta-feira)

No site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br  

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br  

www.twitter.com/itaucultural  

www.facebook.com/itaucultural  

www.youtube.com/itaucultural  

www.flickr.com/itaucultural  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui