É FESTA: Focuarte abre ano dedicado a Chegança Silva Jardim!

0
49

Assessoria

“Silva Jardim vai além do mar!”

Em mais uma noite de satisfatória alegria, de encontros e gratidão, o Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE) reuniu seus representantes através da plataforma Google Meet para celebrar e dar início ao ANO JUBILAR DA CHEGANCA SILVA JARDIM, festa que será marcada por atividades até o mês de Novembro quando se dará por encerrado os atos solenes deste valoroso Jubileu na singela cidade de Coqueiro Seco-AL, há 22 km de Maceió.

A noite que foi regada por muitas homenagens teve a presença de representantes da gestão municipal, do Museu Théo Brandão e da Rede de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia. Além, de se ver promovido os relatos de salvaguarda e protagonismo desses detentores da sabedoria popular coqueirense.

O mestre Rosildo do Rosário destacou a importância do processo de salvaguarda para o folguedo dando o exemplo dos trabalhos que vem sendo desenvolvido na Bahia. “São essas manifestações, muito especiais como a Chegança que tem me dado a alegria de resistir na luta por essa manifestações. Iniciei ainda criança com meu pai me levando para a Marujada Fragata Brasileira aqui de Saubara e como isso é importante tanto aqui na Bahia como em outras regiões. Há uma coisa que me marcou na Silva Jardim foi em saber que as mulheres se vestem tal qual os homens da Marinha Brasileira com calças e jaquetas, isso ficou pra mim é um exemplo de resistência.”

Mestra Lucimar Alves da Costa, ilustre personalidade da noite, ao lado de Maria do Carmo dos Santos (Carminha) recebeu os cumprimentos, agradeceu e deixar sua mensagem se dirigiu especialmente aos jovens do município. “Jovens não tenham vergonha de fazer parte da Chegança, como também dos outros grupos. É preciso que nossas brincadeiras tenham continuidade. Aprendi com D. Luzia, hoje estou aqui repassando e amanhã serão vocês que irão continuar essa história”, disse. “Eu amo o que faço e vou até o fim! Enquanto Deus me der força a gente vai manter viva a nossa cultura popular”, afirmou.

Selo comemorativo dos 20 anos de reativação da Chegança Silva Jardim. Créditos: João Lemos.

Jô Rodrigues, Secretária de Cultura, em sua fala revelou a importância de se criar parcerias que promovam ainda mais a educação patrimonial, o bem imaterial e o espaço histórico em que esses grupos populares estão inseridos. Agradeceu ao FOCUARTE pelo trabalho que vem desenvolvendo e por querer neste ano trazer essa importante data de reorganização da Silva Jardim.

João Lemos encerrou a noite com o lançamento do selo (proposta de sua autoria) alusivo do Jubileu, apresentando cada elemento e como ele será aplicado as peças publicitárias do Fórum. ” A partir de hoje, conforme orientação da nossa coordenação, iremos utilizar em toda a identidade visual até Novembro este selo marcando a unidade e a comunhão das atividades com esta celebração de importante vulto.”

A solenidade contou com o cerimonial da radialista e atriz Rejane Barros, homenagem dos Maestros Francis Adriano e Jaminho e transmissão ao vivo para o canal do Focuarte no YouTube.

Acompanhe na íntegra a solenidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui