Guerreiro São Pedro Alagoano – no Trupé da ousadia, da resistência e do amor!

0
34

Um pouco da história da Mestra Marlene, do seu esposo Jovino e o amor de ambos pelo Guerreiro São Pedro Alagoano. A Sede fica localizada no Conjunto Luis Pedro 1, João Sampaio em Maceió, parte alta da capital.

O Auto de Guereiros é um folguedo surgido em Alagoas, entre os anos de 1927 e 1929. É o resultado da fusão dos Reisados alagoanos e do antigo e desaparecido Auto de Caboclinhos, das Cheganças e dos Pastoris.

Os personagens são: rei, rainha, contra-mestre,, dois embaixadores, general, lira, índio-peri e seus vassalos, dois mateus, dois palhaços, uma catirina (às vezes), sereia, estrela de ouro, estrela brilhando, estrela republicana, a banda da lua e as figuras.
(Arte popular de Alagoas/pesquisa e organização: Tânia de Maya Pedrosa, – Maceió: Grafitex, 2000).

Em Maceió existem 3 grupos ativos: Guerreiro São Pedro Alagoano, Vencedor Alagoano e Mensageiros do Padre Cícero, no interior existem em médias 13 cidade com a presença do folguedo.

O Guerreiro recebeu o título de patrimônio imaterial de Alagoas. O Folguedo foi inscrito no Livro de Registro do Patrimônio Cultural de Alagoas – Categoria III “Fontes de expressão, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas”.

Gravação e Pesquisa: João Lemos – Jornalista Cultural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui